Sistemas com Processamento Simbólico

  • Conceito
Processamento Simbólico se obtém quando se aplica conceitos da Semiótica à construção de softwares.

"Semiótica é o estudo ou doutrina dos signos, algumas vezes considerada como uma ciência dos signos; uma investigação sistemática da natureza, propriedades e tipos de signo..." (p.179) Colapietro, V.M. (1993). Glossary of Semiotics. New York: Paragon House.

Deste modo, Sistemas com Processamento Simbólico possuem auto-consciência e, assim, são capazes de usar linguagem à nível de funcionamento humano. Em outras palavras, resultam automaticamente em ações baseadas em regras e decisões que o homem tomaria conforme certas situação ou contexto.


  • Surgimento
No final dos anos 50 e início dos anos 60 os cientistas Allen Newell, Herbert Simon e J.C. Shaw introduziram o Processamento Simbólico, que veio substituir os sistemas baseados em números. Foi uma abordagem fundamental para muitos trabalhos posteriores, principalmente a Inteligência Artificial. Embora esse tipo de processamento venha sendo estudado há meio século, só recentemente tem gerado um interesse crescente devido a sua aplicação em questões comerciais que compõem Inteligência Artificial e aos avanços tecnológicos dos equipamentos computacionais ocorridos nas últimas décadas.
  • Caracteristicas de Sistemas com Processamento Simbólico
Apresentam um sistema de inteligência artificial que:
- armazena e manipula dados;
- faz a aquisição, representação e manipulação do conhecimento;
- é capaz de deduzir ou inferir novos conhecimentos, novas relações sobre fatos e conceitos, com base no conhecimento existente.

A partir daí, o sistema utiliza métodos de representação e manipulação para resolver problemas complexos, executando uma determinada ação ou função desejada.
  • Processamento
 O Processamento Simbólico manipula símbolos que representam objetos e relações. Para resolver um problema, Sistemas com Processamento Simbólico manipula esses símbolos, mais do que executar pura e simplesmente cálculos matemáticos como os sistemas convencionais (Sistemas com Processamento Numérico).

  • Sistemas com Processamento Simbólico X Sistemas convencionais (Processamento Numérico)
Os Sistemas com Processamento Simbólico podem facilmente explicar as suas razões durante a sua execução, enquanto para programas convencionais isto é uma tarefa impossível.

Nos Sistemas com Processamento Simbólico , o usuário pode perguntar em qualquer momento, por que o sistema especialista está fazendo determinada pergunta ou como chegou a uma determinada conclusão em particular, em sistemas convencionais não.

O processo de desenvolvimento de um Sistema com Processamento Simbólico é um processo exploratório, que é feito a partir de uma série de aproximações que podemos chamar de "protótipo rápido", enquanto nos programas convencionais, o processo de desenvolvimento amplamente conhecido e utilizado é o "modelo de cascata“.

A execução dos Sistemas com Processamento Simbólico é altamente interativa, enquanto nos programas convencionais é ou seqüencial ou em "batch".
  • Exemplos de métodos e algoritmos que utilizam raciocínio simbólico
- Sistemas especialistas
- Sistemas de configuração e planejamento
- Sistemas baseados em conhecimento em geral
- Sistemas distribuídos de agentes inteligentes e sistemas de quadro-negro (blackboards).
  • Exemplos de Sistemas com Processamento Simbólico
- FFT, Haddamad
- Filtros de Gauss e outros filtros de ruído
- Detectores de bordas (Canny, VDRF)
- Segmentadores (Watershed, Mumford-Shah)
- Redes Neuronais dedicadas à Visão Computacional
  • Referências Bibliograficas
http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/semiotica/semiotica.htm#15 , acessado em 14 de abril de 2010.
http://www.educacaoliteratura.com.br/index%20101.htm , acessado em 14 de abril de 2010.
Colapietro, V.M. (1993). Glossary of Semiotics. New York: Paragon House.
www.inf.ufsc.br/~jbosco/artigos/IadTgsEmerg.ppt, , acessado em 14 de abril de 2010.
http://www.dct.ufms.br/~mzanusso/Administracao_de_Sistemas_de_Informacao.htm, acessado em 14 de abril de 2010.
http://www.inf.ufsc.br/~visao/ia.html, acessado em 14 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário